Vítimas da Covid-19 e profissionais de saúde ganham homenagem no espaço, que estará aberto ao público mediante agendamento até 6 de janeiro de 2022
Cerca de 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de LED já dão o brilho e a mistura de cores da tradicional decoração de Natal instalada pela Prefeitura na Praça do Campo Grande. Palco principal da iniciativa nos últimos anos, o local contará com 45 dias de programação, reunindo opções de lazer para o público de todas as idades e uma ampla estrutura com catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina.
A estrutura foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis na noite desta terça-feira (23), acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, dentre outras autoridades, dentro do projeto Natal Salvador, cujo tema deste ano é Luz para Recomeçar. Essa edição, por sinal, traz como diferencial diversas ações inclusivas voltadas para pessoas com deficiência, além de homenagens a profissionais de saúde e às vítimas da Covid-19.
Emocionado, o prefeito Bruno Reis lembrou que, mesmo com todo o esforço da Prefeitura para que a cidade superasse a pandemia do Covid-19, a gestão se empenhou para trazer um Natal marcante para a cidade. “Que este Natal sirva para o reencontro da nossa cidade e para todos nós que perdemos entes queridos, tivemos dificuldades na convivência social e questões econômicas. Que sirva para darmos a volta por cima e que possa representar a virada de uma triste história da cidade. É um momento de reflexão onde transborda nos nossos corações os sentimentos de compaixão e amor. É com estes sentimentos que faço o apelo de que todos se vacinem”, declarou.
O prefeito relembrou que há quatro anos Salvador tem se destacado na promoção dos festejos de Natal. Em 2019, por exemplo, a vila natalina do Campo Grande recebeu 1,3 milhão de pessoas. E no ano anterior, com toda a segurança que o momento exigia, a praça recebeu 160 mil visitantes. “Preparamos um Natal especial e este será o maior Natal da história de Salvador. A cada ano a cidade se consolida como o principal local de festejo natalino do Nordeste e em breve seremos um dos maiores do Brasil”, afirmou.
“É muito emocionante proporcionar, por mais um ano, este clima natalino e de alegria na cidade. O trabalho é sempre no sentido de entregar o melhor para a população. Este ano, em especial, estamos trazendo um ambiente mais inclusivo para as pessoas com deficiência”, declarou o diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Júnior Magalhães, coordenador da iniciativa.
Programação – A noite contou ainda com a apresentação de Manuela Dourado, 13 anos, aluna de música do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), que encantou os presentes cantando clássicos como “Então é Natal”. A pequena é atendida nas diversas áreas do ICB, como saúde, consultórios de oftalmologia, reabilitação visual com aulas de Braille, tecnologia e Soroban, que é um recurso educativo específico para aprendizagem de cálculos matemáticos por estudantes com deficiência visual no Brasil.
Logo em seguida os presentes puderam acompanhar a apresentação da banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Salvador. No ritmo da percussão a banda embalou o público ao som da canção tradicional natalina “Bate o Sino”. A noite ainda contou com a apresentação do coral da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip).
Agendamento – A decoração natalina do Campo Grande poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento no link natal.salvador.ba.gov.br. O site disponibiliza cinco horários (18h, 19h, 20h, 21h e 22h), e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência por pessoa na praça é de até 50 minutos.
A técnica de enfermagem Adriana de Assis, da Boca do Rio, não conseguiu conter a ansiedade e levou a sobrinha para conhecer a estrutura. “Estou achando emocionante estar aqui depois de tantas tristezas e vidas perdidas no ano passado. Poder estar aqui é um presente. Foi um 2020 difícil então estou muito grata e feliz. Que essa pandemia acabe logo e que as pessoas se vacinem para ficarmos livres dessa doença de vez”, relatou.
Acessibilidade – O site de agendamento foi redesenhado e está totalmente focado em atender também às pessoas com deficiência. Além disso, a Praça do Campo Grande passa a contar com monitores para dar auxílio ao deslocamento dos cegos, peças com descritivos em braile, além de equipe treinada em libras.
Catedral – Inspirada nos castelos de cristais com composições em azulejos presente nos painéis das igrejas da Bahia, a Catedral “Luz Para Recomeçar” traz recortes de vitrais com imagens natalinas. O túnel tem nove metros de altura e 87 metros de extensão, todo coberto com micro lâmpadas de LED branco. Placas de madeira com estampas de azulejarias azul desenhadas à mão complementam a obra de arte.
Durante o percurso do túnel, os visitantes se deparam com três boulevards compostos de imagens e grandes lustres de cristais com iluminação especial. A caminhada pela catedral é embalada por uma trilha sonora composta por 20 canções que sincronizam as 250 mil microlâmpadas que preenchem o teto e as laterais da estrutura até o chão.
Casa do Papai Noel – Já a Casa do Papai Noel é transparente com luzes natalinas e oferece a experiência de presenciar, através das janelas e portas de vidro, o cotidiano da vida do Bom Velhinho. O imóvel é dividido em dez ambientes: varanda, sala de estar, sala do trono, sala de música, escritório, quarto, banheiro, sala de jantar, cozinha e quintal, além de trenó estacionado na garagem.
O encanto está nos detalhes e na iluminação especial de cada ambiente. A varanda de entrada é decorada com bonecos de barro, árvores e um presépio com pintura fina e detalhes dourados. A sala de estar, por sua vez, é composta por uma lareira, poltronas douradas e o tapete. Na sala do trono está uma árvore com três metros de altura e um grande trono vermelho acolchoado.
Já na sala de jantar a mesa é recheada por comidas típicas de natal, frutas, pães, pratos, talheres, flores, toalha fina, cadeiras estofadas e lustre de cristal, enquanto que a cozinha é completa com fogão, geladeira, pia e utensílios domésticos. E como uma casa do Papai Noel merece, um forno antigo a lenha e a chaminé completam o centro da copa-cozinha.
A sala de música é preenchida com um piano e outros instrumentos. Logo ao lado está o escritório todo ambientado com móveis e objetos antigos e, em seguida, está o quarto decorado com mobiliário de época, roupas de cama com detalhes vermelhos, cortinas e quadros com fotos de lembranças do Bom Velhinho.
Tem até um banheiro com tons dourado e branco com banheira, chuveiro e armários e um quintal com uma plantação de pinheiros verdes. Com toques cinematográficos, a Casa do Papai Noel é inovadora e traz todos os detalhes realistas que encantam todos que a conhecem.
Presépio – O presépio, principal símbolo do Natal, é todo construído artesanalmente. José, Maria, o menino Jesus, os magos e todos os animais presentes são esculturas em eco isolador com revestimento de serragem natural e aplicação de microlâmpadas de LED dourada.
Os personagens medem 80 centímetros a 2,50 metros de altura e ficam presentes em um estábulo confeccionado de madeira envelhecida e palhoça. No alto do telhado, uma estrela de Belém e um anjo anunciam o nascimento do menino Jesus.
Todo o presépio fica em um elevado de 70 cm que ocupa uma área de 120m², com pintura rústica de barro e areia, representando o deserto e trazendo elementos da época do nascimento de Cristo. A iluminação foi projetada de forma especial para salientar o foco de luz em cada peça e também destacar a ambiência dourada na paisagem geral da Praça do Campo Grande.
Vila – A Vila Natalina é um espaço composto por 10 barraquinhas que mesclam entre artigos de artesanato típicos do período em diferentes materiais, santeiros e expositores de entidades sociais. Toda estrutura é construída de madeira com pintura verde e portas com detalhes em vermelho.
Árvore – Uma árvore lúdica e interativa com 24 metros de altura chama atenção entre os diversos atrativos espalhados na Praça do Campo Grande. O ornamento possui 24 janelas de madeira com pintura dourada e iluminação especial. Entre essas janelas, há bolas de natal de LED, fitas de presentes iluminadas e pisca-pisca com sincronia com uma trilha sonora tocada.
A base da árvore é circulada com paredes de madeira com quatro portas grandes e 16 janelas embutidas que têm TVs para exibição de imagens de pessoas interagindo. Com isso, a ideia é simbolizar que a árvore da vida.
Nichos – Simples lanternas se transformam em nichos de memórias de Natal. São quatro cenários instagramáveis, ricos em detalhes e montados dentro de lanternas gigantes, cada uma delas com quatro metros de altura.
Esses espaços são confeccionados de metalon com aplicação de painéis de madeiras, recortes vazados nas laterais e proteção de acrílico cristal. Renas no jardim, caixas de correios com árvore, sala dos presentes e doces das Mamãe Noel são os temas das decorações internas de cada nicho. Os locais contam, ainda, com um perfume especial, e a iluminação é projetada para destacar cada detalhe. Uma peça única e instagramável, linda para as fotos.
Homenagem – Como forma de homenagear todos os profissionais de saúde que se dedicam na linha da frente do combate à pandemia e na vacinação contra a Covid-19, a decoração especial do Campo Grande traz uma outra peça instagramável formada por caixas luminosas e avatares que representam os profissionais de saúde. A peça pretende levar à reflexão sobre o trabalho que milhares de profissionais de saúde desenvolveram durante este período de crise sanitária.
Memorial das estrelas – Esse espaço é em memória a todas as vítimas da Covid-19 no qual cada luzinha e cristal presente homenageia aqueles que morreram em função da doença. Trata-se de uma experiência sensorial e emocionante para qualquer visitante, em um ambiente confeccionado com estrutura de metalon e revestido de material translúcido, tendo teto e paredes forradas de luzes de Natal e cortinas de cristais. Os visitantes passam por uma ponte branca ao som de uma trilha sonora calma e um perfume suave que toma conta do ambiente.
Foto: Betto Jr./Secom