Lauro de Freitas: empreendedores do turismo de aprendem a impulsionar vendas

A necessidade de conhecer seu público-alvo antes de iniciar um trabalho no marketing digital para divulgação dos seus produtos ou serviços foi um dos aprendizados adquiridos por empreendedores do segmento do turismo em Lauro de Freitas, durante workshop realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), nesta quarta-feira (18), no Cine Teatro.

Para o palestrante do evento, Fernando Amaral, que tem mais de vinte anos de experiência na área, o estudo aprofundado do público-alvo de determinado produto ou serviço é o ponto de partida para fazer uso do marketing digital de forma assertiva, gerando os resultados esperados, como a conversão de um post publicado nas redes sociais do estabelecimento comercial em uma ação efetiva de consumo do produto ou serviço.

“Para ter resultados positivos no uso do marketing digital é preciso conhecer o público que se quer atrair. Preciso saber quem é meu cliente, onde ele mora, quais os valores percebidos por ele, quanto ele está disposto a pagar, entre outras informações. Na maioria dos casos, o mais indicado é buscar um profissional que tenha conhecimento na área, mas ainda assim, é preciso já ter em mãos as informações básicas sobre quem é o seu público e o que ele deseja”, ressalta Fernando.

As vantagens do marketing digital e do investimento em redes sociais também foram ressaltadas pelo palestrante, como o baixo custo quando comparado com mídias tradicionais, a segmentação do público, que pode converter engajamento em vendas, mas também destacou que o marketing é bem-sucedido quando associado a uma série de outras ações, que passam pelo bom atendimento ao cliente, a organização do ponto de venda e a qualidade dos produtos e serviços.

O aprendizado obtido no workshop encorajou Alessandra Souza, proprietária de uma barraca de praia em Ipitanga, a divulgar o seu estabelecimento nas redes sociais. “Já conheço um pouco do meu público, é mais familiar, mas tem de jovem a idoso. É bem amplo. Com esse conhecimento que já tenho e as dicas da palestra, saio daqui hoje com mais segurança para criar as redes da minha barraca para atrair mais público”, afirmou.

Ainda de acordo com Fernando Amaral, não basta estar presente nas redes sociais, é preciso realizar ações no ambiente online e no offline paralelamente e estar atento ao parâmetro que vai ser utilizado para saber se uma ação gerou o resultado esperado ou não. “Tem pessoas que medem o sucesso de suas postagens por número de visualizações, o que é importante em parte, mas é preciso converter esta ação em consumo. É preciso avaliar e se perguntar se conseguiu atingir seus objetivos a cada ação realizada”.

Para o secretário da Secult, André Luís Pereira, eventos como esse contribui muito para o turismo local. “Nós temos a responsabilidade de contribuir mais ainda para que possamos fortalecer os nossos comerciantes, nosso trade turístico e a economia local. Para tanto temos que fazer todos os esforços e através dessas estratégias que o palestrante Fernando trouxe nós vamos alcançar esses resultados com mais eficácia,” ressaltou.

Durante o evento, que contou com a parceria do SEBRAE, SENAC e Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas, também foi apresentado um vídeo sobre o Cadastur, sistema do Ministério do Turismo que possibilita o acesso de pessoas físicas e jurídicas a linhas de crédito para o segmento. O Cadastur também é uma importante fonte de pesquisa para turistas de todo o Brasil.

Foto: Divulgação Secult PMLF

 

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