Os investimentos em obras de requalificação de espaços públicos destinados ao lazer, convívio social e atividades esportivas para a população de Camaçari, são destaque no balanço das ações executadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) no decorrer de 2021. Inaugurado na véspera do aniversário da cidade – celebrado no dia 28 de setembro – o Horto Florestal Linaldo da Silva é o primeiro parque ecológico que passou por uma completa modernização e repaginação e está entre as iniciativas que marcaram o ano.
Com área ampla, arborizada e acolhedora, o novo horto é composto por ambiências modernas, com administração, gazebo, banheiros públicos, pergolados, salas de controle, borboletário, viveiro e também pavilhões ambiental e infantil, dentre outros. O espaço tem recebido pessoas de todas as idades para desfrutar dos elementos que caracterizam o parque. Localizado na Gleba B, o equipamento é administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).
Em paralelo a essa iniciativa, os esforços em melhorar a vida da população continuaram com a revitalização de praças da sede e costa do município. Ao todo, sete equipamentos de lazer tiveram as benfeitorias concluídas. Na sede ocorreram nas praças Álvaro Simas e da Rua Cruz das Almas, no Phoc I; das Ruas Piatã e Jacobina, no Phoc II; Santa Luzia, na Gleba C. Na costa, a Praça Alto da Bela Vista, em Jauá, e a Praça e Campo do Morrinho, em Barra do Pojuca. Os espaços foram contemplados com melhorias na pavimentação, parque infantil, academia ao ar livre, iluminação, paisagismo, pergolados, dentre outros elementos.
De acordo com os técnicos da Seinfra, ainda foram efetuados serviços de manutenção na Praça João Ramos Corôa, conhecida popularmente como “Dos 46”, que também foi contemplada com melhorias que resultaram no isolamento da área para realizar as intervenções, como a demolição dos passeios que encontravam-se danificados; limpeza e manutenção do parque infantil e dos bancos; fuga de material do talude com a execução de contenções para corrigir e evitar a fuga de material; e recomposição dos passeios e taludes. No local, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) investiu na revitalização de 54 postes e na instalação de 147 luminárias de Led, além do paisagismo. Os serviços de manutenção continuam nas praças Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros) e Salustiano Santiago de Souza (das Amendoeiras), ambas em Arembepe; Mutirão de Abrantes e de Buris, em Vila de Abrantes.
Foto: arquivo