O ano de 2021 chega ao final com uma sensação de superação diária de desafios para a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari. Após um 2020 conturbado com a chegada da Covid-19, o ano de 2021, além de manter o enfrentamento à doença como uma das pautas prioritárias, trouxe o desafio de colocar os serviços de saúde para funcionarem novamente em sua totalidade, após as duras restrições impostas pelas medidas de combate ao Coronavírus.
Uma das primeiras missões de 2021, dando continuidade ao enfrentamento à Covid, foi a criação do Centro de Apoio Diagnóstico para testagem rápida, que se juntou às testagens itinerantes e as testagens em unidades de saúde; a implantação do Centro de Vacinação Contra Covid; a reimplantação do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus; a implantação de leitos clínicos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) para receber pacientes Covid e a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no contrato com o Hospital Santa Helena.
Houve ainda, a ampliação do atendimento aos finais de semana em três unidades básicas de saúde para dar suporte ao atendimento de pacientes sintomáticos Covid-19, no segundo pico da pandemia, em abril deste ano. Assim como ocorreu a implantação do ambulatório pós-Covid, implantado em 17 de maio com o objetivo de atender todas as pessoas que ficaram com sequelas após se recuperarem do vírus.
Ainda na luta contra a doença, 2021 chegou com a missão de colocar em prática o plano municipal de vacinação contra a Covid-19. No primeiro momento foi inaugurado o Centro de Vacinação e implantados o Drive-thru e a vacinação em escolas da sede e costa de Camaçari. Com o avançar da imunização, os locais foram ampliados e hoje estão em mais de 25 unidades de saúde da cidade. Como resultado do trabalho, já foram vacinados mais de 85% do público-alvo com a primeira dose e mais de 75% com a segunda dose.
Em 2021 também chegou com a necessidade da retomada dos serviços de saúde que estavam prejudicados pela pandemia. E logo nas primeiras ações do ano, a Secretaria da Saúde entregou a nova unidade do Centro de Reabilitação em Saúde (CER II) com 10 consultórios e quatro ginásios para reabilitação de adultos e crianças.
Para garantir o atendimento da população em vulnerabilidade social, a Sesau oficializou a implantação do Consultório na Rua, no qual uma equipe multiprofissional itinerante, inicialmente composta por uma médica, uma agente comunitária e uma enfermeira, realiza o primeiro atendimento às pessoas em situação de rua de Camaçari, e partir daí, fazem o encaminhamento para os demais serviços de saúde necessários.
A requalificação das unidades de saúde também ocorreu em 2021 e foi marcada pela reinauguração das unidades de saúde do Phoc (próximo ao CAIC) e Buris de Abrantes. Vale ressaltar, que na Unidade de Saúde da Família (USF) do Phoc foi implantado o primeiro Raio-X odontológico para atendimento à população da região. Ainda na Atenção Básica, ocorreu a ampliação no horário de atendimento da USF Nova Aliança das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com o intuito de melhor atender a população.
Para garantir uma melhor assistência farmacêutica para população, em 2021 a Sesau intensificou a informatização das farmácias das unidades de saúde, conseguindo realizar o feito em 67% delas. Através da informatização se tornou possível garantir que os medicamentos sejam dispensados apenas para munícipes de Camaçari; assegurar o uso racional de medicamentos, ao não permitir a dispensação no mesmo período para o mesmo medicamento e paciente; informação da dispensação vinculada ao prontuário eletrônico do paciente; entre outros benefícios.
As cirurgias de catarata, suspensas em 2020, voltaram a ocorrer em 2021, beneficiando mais de 100 pessoas. E para zerar a fila de espera para marcação de exames e consultas com especialistas, agravada durante a pandemia da Covid-19, período em que os serviços foram paralisados, a Secretaria da Saúde lançou o Sesau Fila Zero, iniciativa em que a partir de janeiro de 2022, iniciará uma ação jamais vista no município para zerar uma fila de mais de 80 mil procedimentos.
Junto com o Sesau Fila Zero foi lançado também o Cartão Viva Saúde Camaçari que, aliado ao recadastramento do cartão SUS, enxugará os mais de 600 mil cartões SUS existentes no município, para pouco mais de 300 mil habitantes, que é a realidade populacional da cidade. Garantindo assim que os serviços da saúde sejam aproveitados, de fato, por quem mora em Camaçari.
Este ano foi também da 8ª Conferência Municipal de Saúde. Em 2021, com a realização das pré-conferências da Sede e Costa antes da conferência principal, ocasião em que foram debatidas 484 propostas levantadas nas conferências distritais e aprovadas 84 na conferência municipal, que nortearão as ações da Sesau nos próximos anos.
Ainda em 2021, foram realizadas: 600 inspeções sanitárias com a emissão de quase 500 alvarás; realizadas 487 amostras de monitoramento da qualidade da água para consumo na cidade; vacinados contra raiva 3625 animais; realizadas 585.596 visitas domiciliares no combate às arboviroses; entre outras ações.
Para 2022, a Sesau projeta um ano com mais avanços no acesso aos serviços de saúde, de forma que o cidadão o receba de maneira mais humanizada, com o propósito de garantir uma saúde pública de qualidade.
Foto: Tiago Pacheco/PMC