O empenho das equipes do 8º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) foi reconhecido por vítimas das fortes chuvas que foram resgatas com a ajuda da unidade, na cidade de Dário Meira.
Izael Rodrigues Costa, 77 anos, e Aremita dos Santos, 67, retirados da Fazenda Alegria, depois do nível do Rio Gongogi aumentar, agradeceram o apoio dos bombeiros que, com o uso de um bote, socorreram o casal. “Agradeço ao bombeiro de Jequié por ter nos resgatado. Nós estamos com vida, graças a Deus”, disse Aremita.
O subtenente Marivaldo Santos Damasceno, que integra a corporação há cerca de 18 anos, conta que ação foi uma das ocorrências de maior magnitude da sua carreira. “Foi um resgate muito difícil. A gente precisou navegar o rio no sentido contrário, com muitas pedras, árvores, troncos, em uma distância que durou aproximadamente 40 minutos”, lembra.
Ainda de acordo com ele, ao chegarem na casa as vítimas, que moram sozinhas, estavam aflitas por já presenciarem a casa alagada. “Colocamos os coletes e todo os itens de segurança e os dois chegaram sãs e salvos”, completou Marivaldo.
Após o susto de ver a água se aproximando das margens da casa que reside, Vanda Dias Alves, 85, também tirou um tempo para agradecer as equipes do 8º GBM. Ela, que tem dificuldade para se locomover, foi resgata pelo efetivo, também na cidade de Dario Meira.
Para essa ocorrência, os bombeiros precisaram usar uma cadeira plástica para colocá-la e retirá-la do barco, devido a impossibilidade de locomoção. “ Na minha idade nunca pensei de passar por essa situação que passei agora. Já aconteceu algumas vezes, mas não foi nada de perigo. Agradeço a Deus e aos Bombeiros de Jequié. Peço que Deus aumente o tempo de vida deles todos com muita sorte, saúde e sabedoria”, desejou Vanda.
Foto: Ascom/CBM