Com cerca de 800 doses disponíveis, Alagoinhas está com o estoque de vacinas contra a gripe chegando ao fim na rede pública. Isso porque a campanha de vacinação foi encerrada em setembro de 2021, atingindo 100% de cobertura ao grupo prioritário.
Os imunizantes estavam disponíveis desde abril de 2021, quando começou a campanha, sendo ofertados para crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; povos indígenas e quilombolas; população privada de liberdade; adolescentes sob medidas socioeducativas; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.
Após ter alcançado cobertura do público alvo, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), continuou disponibilizando o imunizante nos postos de saúde para toda a população, já que a vacina contra influenza é campanha e não imunização de rotina. O último lote recebido foi em 16 de dezembro de 2021, com 1000 doses.
De acordo com o balanço parcial da vacinação contra o vírus, foram aplicadas 46.959 doses do imunizante. O levantamento aponta que a ação atingiu uma cobertura vacinal de mais de 100%, já que a meta era 46.957 doses. Até 01 de setembro de 2021 também foram aplicadas 19.788 doses do imunizantes fora do grupo prioritário.
Após quase um ano de vacinação, agora a população vai precisar aguardar o início da Campanha Contra a Gripe de 2022, já que o município aguarda as determinações e orientações federais e estaduais, assim como o envio de lotes de imunobiológico para operacionalização.
“A população deve aguardar a liberação de mais vacinas pelo Ministério da Saúde e enquanto aguarda deve manter as medidas preventivas como o distanciamento, uso de máscaras, higienização das mãos freqüentemente, ou seja, todos os cuidados que já estão sendo tomados”, explica a secretária de Saúde, Laína Passos.
Foto: Noel Tavares