Atuando de modo a promover um trânsito mais seguro para visitantes e para o cidadão camaçariense, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) desenvolveu ao longo de 2021, campanhas e blitzes educativas de modo a promover a conscientização dos condutores e pedestres, como também, autuou nos casos em que o Código de Trânsito Brasileiro assim determina.
As Diretorias Técnicas de Trânsito e Transporte promoveram operações relevantes, no intuito de fazer-se cumprir, de maneira eficaz, os objetivos de segurança e defesa à vida, dadas as diversas medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia provocada pela Covid-19 e adotadas pela gestão municipal.
Assim, a STT, tanto em ações próprias, como em apoio a órgãos que integram a administração pública, a exemplo da Secretaria da Saúde (Sesau) e a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), passou a desenvolver uma série de ações para guarnecer a população no combate ao coronavírus, fazendo cumprir leis e mantendo a ordem, por meio de fiscalizações diversas.
Desse modo, a STT organizou filas nos espaços em que ocorreu a imunização dos grupos de risco nos diversos pontos de vacinação, determinados pelo município, na modalidade drive thru; combateu a poluição sonora e aglomerações públicas; e realizou bloqueios nos acessos às praias da costa do município, em atenção às determinações legais. Em apoio à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), foram realizadas operações de organização viária e acompanhamento da distribuição de cestas básicas às famílias carentes, tanto na Páscoa, quanto no período natalino.
A STT também implantou o projeto “Meu Condomínio meu Sossego”, mediante as recorrentes denúncias de aglomerações, perturbação da ordem pública, e utilização de dispositivos sonoros em frequência e horários incompatíveis com o determinado legalmente. A superintendência intensificou operações diárias, no intuito de fiscalizar motoristas e passageiros que desobedeciam à obrigatoriedade do uso de máscaras.
Foi realizado, também, o monitoramento e controle do tráfego de veículos onde se efetivavam abordagens aos estabelecimentos comerciais, coibindo aglomerações no intuito de manter sempre a segurança viária. A STT coordenou o Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas em Camaçari, realizando operações com o objetivo de assegurar que o funcionamento dos estabelecimentos acontecesse de maneira responsável, preservando a saúde da população, bem como supervisionando a restrição da locomoção noturna, que proibia a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas fora do horário determinado.
Foram intensificadas operações rotineiras em conjunto com a Polícia Militar da Bahia, tanto com o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), quanto com a 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e com o Esquadrão Águia, visando a fiscalização no que tange às condições de trafegabilidade dos veículos, documentação dos mesmos e de seus condutores, além do combate ao transporte irregular de passageiros no município e a redução de crimes praticados, principalmente, utilizando-se motocicletas. Inclusive, nestas operações, foram apreendidos veículos clonados e/ou, com restrição de furto/roubo.
Atenta e preocupada com o risco que animais soltos nas vias públicas representam para o trânsito seguro, a STT recolheu 150 animais durante o ano de 2021. Posteriormente, as espécies foram devidamente encaminhadas ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Camaçari.
Ao longo do ano de 2021, dos projetos urbanísticos com impacto na mobilidade ou alterações na via, além de construções de empreendimentos que possam ser possíveis pólos geradores de tráfego (os chamados ‘PGT’), 55 por cento (%) desse contingente teve sua viabilidade deferida pela STT. 40% destes foram deferidos após realização de ajustes, sendo 5% indeferidos.
Atividades de mudança de fluxo, implementação de sinalizações, realocação dos dispositivos auxiliares de sinalização foram realizadas pela autarquia, de modo que pedestres e condutores pudessem usufruir de trânsito seguro. Ao longo do ano de 2021, a gestão municipal, por meio da STT, investiu cerca de R$ 2,3 milhões, a título de projetos de sinalizações viárias vertical e horizontal, acessibilidade e dispositivos de segurança, utilizados principalmente na obra de duplicação do Viaduto do Trabalhador, construção de alças do Trevo da Cascalheira, requalificação da Avenida Jorge Amado, entre outras.
Das atuações realizadas pela STT em 2021, 52,9% foram infrações de natureza gravíssima. Dentre essas, as mais recorrentes foram: executar retorno em locais proibidos pela sinalização (10,3%), dirigir veículo manuseando celular (8%), e conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança (6,5%).
Do total das autuações lavradas que geraram processos, 27% foram deferidas pela Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI), 72% foram indeferidas e 1% convertida em advertência. Referente a remoções de veículos ao pátio da STT durante o ano de 2021, foram realizadas 763, das quais 590 por infrações de trânsito, em sua maioria decorrentes de estacionamento irregular, e 173 por envolvimento em acidentes com vítimas.
Visando a melhoria nas condições de serviço e ergonomia ofertadas aos servidores da STT, implementou-se reformas estruturais nas instalações do órgão. Houve também investimento em mobiliários, com a finalidade de permitir o melhor desempenho funcional do seu conjunto de colaboradores.
A pasta segue orientada pelo compromisso de atrelar ao trânsito de Camaçari duas grandes marcas: agilidade e proteção. O intuito é levar à população uma mobilidade ativa e segura. Deste modo, orientados por essas metas, o órgão dará continuidade aos trabalhos de manutenção e renovação de conjuntos semafóricos, sinalizações verticais e horizontais, dentre outros equipamentos, para assim promover o incremento da mobilidade urbana no município.
Foto: arquivo/PMC