A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) recolheu, somente na última semana de dezembro, entre Natal e a virada de Ano Novo, pouco mais de 2,3 mil toneladas de lixo domiciliar, montante que inclui resíduos retirados das areias das praias do município. Diante do aumento da produção de descarte na região costeira de Camaçari durante o verão, a pasta convoca a população para contribuir com a manutenção da limpeza das praias, em Camaçari.
De acordo com a secretaria, na baixa estação o volume médio recolhido é 12% inferior. Para tanto, a fim de manter o ambiente limpo durante o verão, a Sesp relembra a importância de ter sempre em mãos saquinhos para descarte de pequenos volumes. Depois de cheio, essa embalagem deve ser depositada em lixeiras adequadas para este fim.
Quanto ao descarte correto de lixo domiciliar, deve-se adotar sacos plásticos para o armazenamento dos resíduos, que devem estar devidamente amarrados para evitar a exposição do conteúdo ao ambiente, bem como à ação de animais. O cidadão deve colocar o material em frente à residência, e caso o caminhão de coleta não tenha acesso a rua, deve levá-lo ao ponto correto de descarte mais próximo.
A Sesp reforça a limpeza das praias, realizando coleta duas vezes ao dia. A retirada de lixo nas localidades costeiras é reforçada por meio de recursos como tratores mecanizados, com carreta reboque, para transportar os resíduos ensacados; limpadora de praia de médio porte; com os agentes de limpeza; caminhão de coleta; e também com o auxílio lixeiras subterrâneas (contentores soterrados) instalados em Jauá e Arembepe, ambos como projeto-piloto.
Nas praias, a coleta com o tratador é feita de segunda a sábado, com um implemento do tipo caçamba e com equipamento Gamma Cobra, que serve para cessar a areia da praia de modo mais eficiente. Agentes de limpeza realizam a coleta manualmente, e destinam o material recolhido para pontos estratégicos de descarte.
Durante a alta estação, o sistema de coleta ganha reforço na costa. São incluídos mais dois roteiros de coleta à noite, além dos 11 roteiros em horário habitual de coleta que é a partir das 7h. A Sesp orienta que o lixo não seja disposto para descarte muito antes ou muito depois do horário determinado, pois o material ficará exposto ao ambiente, o que vai sujar a rua, e pode se agravar se sujeito à ação de animais. Durante os feriados a coleta acontece de forma normal, atendendo todos os bairros, e aos domingos nas avenidas principais e nos acessos às praias.
Foto: Arquivo/PMC