As obras do tramo três do sistema metroviário de Salvador Lauro de Freitas estão se aproximando dos 60% concluídos. Na Região Metropolitana de Salvador, com cerca de quatro milhões de habitantes, o modal é responsável pelo deslocamento diário de aproximadamente 300 mil usuários. O novo trecho está orçado em cerca de R$ 615 milhões e quando entrar em operação vai acrescentar mais 50 mil passageiros ao fluxo diário do equipamento.
Leia a nova edição
A expectativa do Governo do Estado é que moradores de bairros como Cajazeiras, um dos mais populosos da capital, possam se deslocar com facilidade e segurança para outras regiões, facilitando a geração de emprego e renda e dinamizando a economia da capital.
Segundo o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, serão implantadas duas novas estações ao longo dos novos cinco quilômetros de trilhos. “O metrô vem da estação Pirajá, margeia a BR 324 até a estação Águas Claras – Cajazeiras, na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324”. Copello destaca que em Águas Claras estão sendo construídos ainda a nova estação rodoviária de Salvador e um terminal de ônibus urbano e metropolitano. “Chegaremos a 38 quilômetros de trilhos até o final desse ano. Serão 22 estações e 8 terminais de integração de ônibus”.
Copello destaca que a implantação do equipamento é uma obra desafiadora. “A maior parte dos 5 km estão em trechos elevados. Estamos avançando, a obra traz alguns elementos de metodologia bastante inovadores, como as duas travessias sobre a BR-324 que dispensam a necessidade de pilares no meio da BR, então, dispensam a necessidade de interrupção no tráfego, não causando transtorno no dia a dia da cidade, especialmente nessa que é a principal via de acesso à capital”.
Segurança e agilidade
O metrô representa agilidade, rapidez, conforto e segurança, aproximando a população de empresas, comércios, escolas, faculdades e serviços. Um exemplo é a história da atendente de telemarketing Ana Márcia Matos, 29 anos. Ela diz que sua vida mudou muito com a chegada do metrô. “Primeiro que eu me sinto mais segura, porque o transporte coletivo acarreta insegurança e eu já fui assaltada em ônibus. Tem também o trajeto longo, pois o metrô é mais rápido, não pega trânsito. De ônibus eu faço um trajeto de até uma hora e vinte minutos de casa até o trabalho. De metrô eu gasto 15 minutos”.
A dona de casa Eurides Lopes destaca a confiabilidade do metrô. “Quando a gente entra na estação sabe que o metrô está chegando. E se a gente perde um, logo passa outro, em cinco minutos. Tem ônibus que a gente espera mais de uma hora”.
Eduardo Copello destacou ainda que o metrô faz parte de um grande investimento, superior a R$ 10 bilhões na mobilidade de Salvador. “É a continuidade de um amplo programa iniciado pelo Governo do Estado em 2013, quando assumiu a gestão do metrô que se arrastava há mais de 13 anos sem entrar em operação”. Destacam-se nessa contabilidade, segundo Copello, “as linhas 1 e 2 do metrô, a implantação do VLT do subúrbio, as vias de interligação entre a Orla Atlântica e a orla marítima, a nova Gal Costa, a nova Orlando Gomes e a nova Pinto de Aguiar, os viadutos e túneis da ligação Lobato-Pirajá. Enfim, um conjunto de intervenções do Governo do Estado, a maior parte já implantada, servindo à população”.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA