A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) inicia na próxima segunda-feira (28/3) a fase de vistoria do transporte de táxi comum e especial, para fins de renovação do alvará de circulação 2022. O procedimento vai até 29/4 e acontece no pátio da sede do órgão, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.
As vistorias começarão pelos táxis comuns, e para estes, vão de 28 março a 5 de abril. Em seguida, é a vez da Fonetaxi, Transpolo, Polotaxi, de 6 a 8 de abril. De 11 a 14 de abril serão atendidas a Coopertaxi, Coopercam, Cootrasem. Fazem de 18 a 20/4 a Transleve, Coopervip, e Coopmapp. Finalizam as vistorias com a Tracoop, Cooptocar, Coomtec, Cooperatec e Transcoop, de 25 a 29 de abril.
Na ocasião, o permissionário deverá apresentar os originais da seguinte documentação: comprovante atualizado de residência no município; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constando atividade remunerada; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) 2021/2022; e, nos casos em que se aplique, Certificado do IBAMETRO (Taxímetro e GNV).
A plotagem deve estar legível, seguindo o padrão oficial autorizado pela STT. A caracterização de táxi só será permitida através de adesivagem e pintura, e a placa deve estar com letras e números nítidos. O veículo deve estar limpo e higienizado e, para os casos em que tenha sido substituído em 2022, ou tenha ingressado no sistema esse ano, o permissionário deverá apresentá-lo novamente. No ato da vistoria será colocado o selo 2022, e confeccionado o alvará definitivo.
Para realizar a vistoria, o permissionário deve ser o condutor do veículo ou condutor auxiliar devidamente cadastrado na STT. Para ambos, ressalva-se a necessidade de uso de trajes adequados, sendo proibido o uso de sandálias, short, bermuda, minissaia e afins.
Aqueles que ainda não fizeram a abertura de processo, procedimento ao qual a vistoria está condicionada, podem fazê-lo até 29 de abril, no mesmo horário de atendimento. Devem se dirigir ao setor de Protocolo, portando: – Certidão Negativa de Registro Criminal; último Alvará (exercício 2021); Certificado de Antecedentes Criminais; Certidão Municipal Negativa de Débitos; Certidão da Entidade Representativa, contendo local e horário que exerce a atividade, bem como o nome do condutor, no que couber.
O veículo deve possuir no máximo cinco anos de fabricação e ser de propriedade do autorizatário. Deve também estar regularizado em relação ao exercício 2021/2022, bem como ser da cor padrão prata. A STT está situada à Rodovia 512, Loteamento Espaço Alpha, s/n.º, no Jardim Limoeiro.
Foto: Jean Victor/PMC