Desenvolvimento se torna a marca da cidade de Castro Alves

Reforma em postos de saúde e em escolas. Pavimentação de ruas, criação de oportunidades para jovens e adolescentes ampliando a geração de emprego e renda da população, além da realização de obras, tanto na sede do município, como na zona rural. Esse movimento de reestruturação visando a dignidade do povo, ocorre na cidade de Castro Alves, município localizado a cerca de 196 Km de Salvador. Morador de Sítio do Meio, zona rural do município, Luis Fernando lembra que “de fato a mudança na cidade é bem clara: ruas asfaltadas, incentivo a cultura, ao esporte e ao trabalho dando oportunidade de emprego para as pessoas”. Morador do distrito há mais de 30 anos “Madeira” como é conhecido, disse viver em um lugar prazeroso. “Aqui eu planto, pesco e vivo muito feliz com minha família”, reflete o aposentado.

De acordo com o prefeito Thiancle Araujo – PSD, Castro Alves vive novos tempos e cita como um dos exemplos a pavimentação de ruas. “Castro Alves tem 163 ruas na sede. Quando eu assumi o mandato, 51 ruas eram pavimentadas e hoje são 120. Só no mandato, já pavimentamos 70 ruas e estamos pavimentado o restante”, relata. O prefeito classifica as obras como avanço significativo porque a população da cidade sofria com a lama e a poeira. A melhora na infraestrutura de um lugar valoriza as casas e o seu povo porque essas pessoas começam a entender a destinação dos seus impostos pagos.

Ainda na área da infraestrutura, através de parceria com o governo do estado, duas estradas serão pavimentadas: uma delas liga Castro Alves a Sapeaçu e a outra liga Castro Alves ao Paraguaçu. O investimento de R$60 milhões de reais vai beneficiar toda a região. As obras vão facilitar a locomoção de pessoas e ajudar a escoar a produção da cidade. A população de Castro Alves, vive basicamente da pecuária e do comércio. A cidade abriga uma fábrica de calçados que impulsiona a renda das famílias, fruto do apoio do governo do estado, em parceria com a iniciativa privada. A empresa já ocupa dois galpões e a ampliação da linha de produção proporciona a geração de 500 empregos diretos e indiretos.

Ainda, de acordo com o chefe do executivo municipal, outras obras marcantes foram feitas na cidade: a estação ferroviário abandonada, foi reformada e hoje funciona uma escola de arte com aulas de canto e outras atividades culturais. O imóvel do palacete Rafael Jambeiro também estava abandonado e agora abriga a secretaria de saúde do município. O estádio de futebol passou por reforma: gramado; vestiário e iluminação. A requalificação da Feira Livre e do Mercado Municipal recebem investimentos na ordem de R$5 milhões com previsão de entrega da obra em dois ou três meses.

Thiancle lembra que os desafios ainda são grandes porque trata-se de uma cidade pequena do interior da Bahia e aponta que está em busca da qualificação das pessoas para ocupar as vagas de trabalho que vão surgindo. O gestor pretende abrir novas oportunidades de trabalho e fazer outras melhorias na estrutura do município, através do alinhamento com o governador Rui Costa. “Nosso mandato é um mandato muito dinâmico e com muita vontade de  fazer, buscando resolver os problemas de décadas do município. O povo pode esperar muita dedicação, não só minha como de toda a equipe e é por isso que tem muita coisa boa acontecendo, seja com recursos do município ou seja em parceria. Então a gente vai continuar trabalhando dessa forma até o último dia do nosso mandato”, encerra o prefeito Thiancle Araujo.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *