Através do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), a Secretaria da Saúde (Sesau) tem oferecido todo suporte possível para pacientes com câncer no município. Atualmente, há cerca de 8 mil pacientes cadastrados no serviço. Muitos com o tratamento oncológico concluído, mas que continuam sendo acompanhados pela equipe. O centro fica localizado na Policlínica da sede, situada na Avenida 28 de setembro.
Coordenadora do espaço, Luciana Nogueira explicou que, “o Ceonc é um serviço voltado para munícipes que tenham suspeita ou diagnóstico confirmado de câncer. Lá, eles são acompanhados e encaminhados para realização do tratamento na rede estadual, onde estão os hospitais de referência. Para os pacientes que têm a confirmação através das biópsias, já fazemos o agendamento para os hospitais em Salvador”.
O Centro de Oncologia conta com profissionais de referência em mastologia, endocrinologia, ginecologia, urologia, oncologia, radiologia, angiologia e uma equipe de apoio multiprofissional, composta por nutricionista, enfermeiros, psicólogo, educador físico e assistente social.
Para ter acesso ao Ceonc, o paciente primeiro precisa passar pela consulta de acolhimento, que ocorre diariamente, e por meio da qual são avaliados os critérios de suspeita de alterações oncológicas. O agendamento para essa consulta pode ser feito nas unidades de saúde. “No acolhimento o paciente apresenta os exames e/ou ficha de referência com a justificativa do encaminhamento para o serviço. Se for identificado o perfil de paciente com suspeita ou confirmação de câncer, fazemos o cadastro e o agendamento para o médico da especialidade, para o devido encaminhamento e solicitações de exames complementares”, explicou Luciana.
Além disso, o Ceonc também recebe material para biópsia, que é coletado em outras unidades para encaminhamento ao laboratório. E quando o resultado é positivo para câncer, a equipe do centro já realiza o contato com este paciente com agendamento da consulta e cadastro do mesmo no serviço. No centro, o paciente também encontra suporte para marcação de exames e demais consultas, assim como para se cadastrar no serviço de transporte de pacientes para tratamento fora domicílio.
Foto: Arquivo