Iniciado nesta segunda-feira (11), a Carreta da Mamografia do Projeto Saúde sem fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama, realizou 124 atendimentos em seu primeiro dia. O projeto que segue até 25 de abril, tem como público-alvo mulheres dos 40 a 69 anos de idade que poderão realizar mamografias de forma gratuita no estacionamento da Unidade Gripária de Santa Terezinha, das 07h às 12h e das 13h às 18h.
Contando com a estrutura apropriada para receber as pacientes, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com o Governo do Estado, realizou o primeiro dia de mutirão para a realização de mamografias, a fim de prevenir o câncer de mama. A expectativa é de uma média de 1.380 procedimentos acolhidos.
Maria Eliana Ferreira, diretora da Atenção Básica, explica que esse é só o primeiro momento do projeto. “Esse primeiro momento é a realização dos exames da mamografia seguido do processos de acompanhamento. Então as mulheres que tiverem seus exames identificados nós teremos um segundo momento de triagem, onde essas mulheres passarão por consultas com o mastologista, o encaminhamento para o SICAM, e o acompanhamento imediato das alterações que forem identificadas”, diz.
Para ter acesso ao atendimento, Eliana comenta que é imprescindível que as mulheres procurem a Unidade de Saúde mais próxima. “Não são todas as mulheres que foram acolhidas nesse projeto, existe ressalvas como mulher que tenha cicatriz em mama, mas por se tratar de um exame importante, as mulheres deverão procurar sua Unidade de Saúde, porque as que não forem acolhidas pelo projeto da Carreta, podem ser acolhidas posteriormente pela Policlínica Municipal”, afirma.
Para Maria das Graças Santos de Lima, de 54 anos, moradora do bairro do Miguel Velho, o atendimento foi de qualidade. “Minha nota é dez. O atendimento foi maravilhoso, pessoal super educado. Dei parabéns à equipe porque eu amei e é muito bom você sair de casa, chegar em um lugar e ser bem atendido. A facilitação do atendimento também foi muito bom, porque para a gente a saúde vem em primeiro lugar”, afirmou a usuária do serviço.
A unidade móvel estará no município nos dias 11 a 13 de abril, 18 a 20 de abril e 25 de abril. Será necessário portar os documento original e xerox do cartão SUS, RG e comprovante de residência, além de levar Requisição de mamografia preenchida pelo Enfermeiro da unidade de Saúde.
O projeto
O Saúde sem Fronteiras, programa da Sesab, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.
Foto: Roberto Fonseca/ SECOM