O município de Firmino Alves, localizado a 520 Km. de Salvador, está com zero casos ativos de Covid-19. E desde o último dia dia 30 foi iniciada a vacinação para pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades, crianças com asma, problemas respiratórios, diabetes, hipertensão e deficientes. Já foram vacinados os jovens a partir de 18 anos com ou sem comorbidades.
Em julho, o município ficou em primeiro lugar, proporcionalmente, no ranking de vacinação da Bahia. Na ocasião, 2.446 pessoas tinham sido imunizadas com a primeira dose.
A Unidade Covid-19 local conta com médicos, técnicos e enfermeiros, tendo dois leitos de observação com todo suporte, inclusive respiratório. E a Prefeitura distrubuiu Kits de cuidados contra a Covid para feirantes.
“Alcançamos nossa meta. Estamos sem casos registrados de COVID-19 em nosso município. Mas lembramos a todos sobre a importância da vacinação e o uso da máscara, pois a pandemia ainda não acabou”, disse Fabiano Sampaio (PDT), prefeito da cidade.
“Adquirimos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os profissionais de saúde e toda equipe que trabalha no combate à Covid-19. E realizamos teste em massa duas vezes em todo o município, incluindo a zona rural. Quando assumi os dados oficias informavam que o município teria 3 casos ativos. Mas com os testes em massa foram constatados 88 casos ativos. Realizamos, então, diversas ações de prevenção, como a distribuição de pias, equipadas com lavabo, álcool em gel, papel toalha e sabonete líquido”, frisou o gestor.
“Desde o início da gestão não medimos esforços, pois o combate à Covid-19 precisa ser uma prioridade para os municípios”, afirmou o gestor municipal.
Foto: Ascom prefeitura de Firmino Alves