Comunidades Rurais e Indígenas de Ilhéus fecham trecho da BA 001 e recebem o apoio do vereador Augustão

Nesta quinta (12), a cidade de Ilhéus amanheceu com mais um protesto realizado por moradores do município e dessa vez, a indignação foi em conjunto: residentes da zona rural e de comunidades indígenas que estão isolados em Acuípe de Baixo. Os motivos são pelo menos dois, a falta do transporte coletivo regular e o apodrecimento das estradas que ligam a sede do município a zona rural e a outras cidades.

O protesto ocorreu no Km 28 da BA 001, com a interdição do trecho. De acordo com o Cacique Val Tupinambá, essa foi a quinta manifestação para alertar o prefeito Mario Alexandre (PSD) sobre as condições em que vivem as comunidades da região. “Nós estamos aqui fazendo esse ato e essa ocupação em repúdio ao governo de Marão que não cumpriu nenhum compromisso de recuperação de estradas”, denuncia o cacique. Ainda de acordo Val Tupinambá, a falta de atenção da prefeitura coloca as comunidades em perigo. “Agente não pode pagar com a vida a falta de compromisso desse governo que não coloca as máquinas para trabalhar sendo que tem recursos disponíveis pelo governo federal para tá fazendo suas atividades”, encerra.

Também moradora da comunidade, Naiara, presidente da Associação dos Agricultores de Acuípe de Baixo acrescentou que a situação é tão difícil que o prefeito da cidade só esteve na comunidade no período da campanha eleitoral. “Estou com essa comunidade buscando melhorias para nós porque na hora do senhor pedir voto, o senhor soube vir. Então estamos esperando o senhor dinovo aqui”, declara.

O protesto ocorreu porque as comunidades exigem o retorno dos ônibus nos horários normais e que cheguem até o ponto final. Ainda na pauta de reivindicações, estão: a volta dos ônibus nos fins de semana e feriados e a recuperação das estradas. Os manifestantes ainda disseram que as condições do local impedem o escoamento da produção, a ida de estudantes as escolas e que outras pessoas e principalmente os idosos, não conseguem sair de casa para chegar ao médico. Um documento, com as reivindicações, será formulado e entregue ao MP, ao Cel. Serpa, Diretor Geral de Trânsito da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade e ao prefeito Mario Alexandre. No canal do You Tube, dois vídeos mostram o grande número de pessoas participando do protesto e a polícia tentando contornar a situação.

A situação do transporte coletivo e a situação das estradas da zona rural de Ilhéus já fazem parte da indignação do vereador Augustão do PT. Em discurso no plenário, o parlamentar fez críticas ao prefeito Mario Alexandre. De acordo com o petista, a cidade sofre com o descaso no transporte coletivo e em outras áreas. Presidente da Comissão de Transporte do legislativo municipal de Ilhéus, Augustão não poupou palavras como forma de questionar os colegas a entrar nessa luta por melhorias para essas comunidades rurais e indígenas. “Ontem (quarta-feira 11) “desci o pau” no plenário porque os caras empurram o lixo para debaixo do tapete: a culpa é da Câmara de Vereadores de Ilhéus”, denuncia Augustão.

VEJA VÍDEOS SOBRE O PROTESTO

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *