Prefeita de Cachoeira preocupada com a mulher do Afeganistão

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), afirma que as organizações e a comunidade internacional devem monitorar a situação das mulheres no Afeganistão. Ela á a primeira mullher negra a ser eleita prefeita de Cachoeira.

“A preocupação é grande e quero prestar minha solidariedade às mulheres do Afeganistão. Elas eram impedidas de estudar e trabalhar por esse regime. As organizações internacionais não podem permitir esse retrocesso em pleno 2021”, afirma Eliana Gonzaga.

Em matéria do site https://www.cnnbrasil.com.br/, o porta-voz do Talibã, Suhail Shaheen, disse que as meninas poderão estudar. “As escolas serão abertas e as meninas e as mulheres irão para as escolas, como professoras, como alunas”, afirmou.

Mas as histórias dos moradores descrevem um cenário diferente. “Existe uma profunda desconfiança em relação aos militantes que causaram tanta miséria durante seu tempo no poder – de 1996 a 2001 – quando meninas e mulheres jovens eram proibidas de frequentar a escola”, informa o site.

Eliana Gonzaga também afirma que esta deveria ter sido uma preocupação fundamental também dos Estados Unidos da América (EUA), que encerrou uma ocupação de 20 anos no Afeganistão. “Este processo de retirada das tropas americanas, que foi negociado no governo de Donald Trump, deveria ter levado em conta os possíveis efeitos de retrocesso que o atual regime pode causar às mulheres”, disse.

Foto: Ascom prefeitura de Cachoeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *