Integrando a programação do Bahia Farm Show, que acontece de 31 de maio até 4 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, a equipe técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciou, nesta terça-feira, o atendimento ao público com informações sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir). No estande, os visitantes poderão saber mais sobre os benefícios do CAR/Cefir, os objetivos da política pública, entre outras questões sobre regularização ambiental na Bahia.
“O Governo do Estado disponibiliza aos municípios baianos o serviço de cadastramento de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. Através de recursos próprios e contratos com as instituições financeiras, são contratadas empresas para o atendimento gratuito a agricultores familiares, que poderão integrar o CAR/Cefir, obtendo a regularização ambiental do seu imóvel”, explicou a secretária do Meio Ambiente, Márcia Telles.
Na abertura do atendimento no estande da Sema e Inema, a secretária recebeu a visita dos presidentes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, e da Associação Baiana de Produtores de algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi. Na ocasião, ela destacou a importância do CAR/Cefir. “O cadastro ambiental rural é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais, áreas de preservação e combate ao desmatamento das propriedades rurais”.
No estado da Bahia, ao todo já foram investidos 45 milhões e entregues mais de 1 milhão de cadastros do CAR/Cefir. “Com o cadastro, o proprietário rural valoriza seu imóvel, regulariza a parte ambiental, evita penalidades e viabiliza o acesso ao crédito para investir na produção. Além disso, o cadastro ajuda a Bahia a organizar ações de proteção às florestas e também à água, permitindo ainda mais investimento no campo”, explicou o assessor técnico do Inema, Aldo Carvalho.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, de modo a compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Na Bahia, o CAR corresponde ao Cefir, que inclui mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em todo o estado.
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA