Imagine qual o valor de ter, todo domingo, na sua comunidade eventos esportivos que agregam amizades, geram renda para as famílias e promovem integração de pessoas reforçando o entretenimento e a valorização. Assim é a Associação Desportiva Luis Gama, no Largo do Tanque. Independente das atividades que ocorrem no local durante a semana, aos domingos tem futebol de qualidade e com o apoio das próprias pessoas que moram naquela área. O brilhantismo das competições vem dando oportunidade a pessoas de outros bairros, a frequentar para assisti ou disputar as competições.
O campeonato de futsal de veteranos que está em andamento tem rodada neste fim de semana: são as quartas de final. Domingo, 12 de junho, às 9h30 da manhã, a bola rola para Celebridade x Mônaco. Logo em seguida, às 10h30 tem Brongo City x Lanterna. O jogo das 11h30 será entre Botafogo x Estrada Velha. A rodada será fechada com chave de ouro, às 12h30, com o jogo Flamengo CBX x Ajax. De acordo com Rafael Lopes, presidente da Liga, o campeonato também é uma forma de promover o social. “Estou muito feliz porque vivo a sensação de dever cumprido e de estar ajudando com o entretenimento, fazendo a integração dos bairros, afinal aqui temos times do Calabar, do Subúrbio, de Castelo Branco, da Liberdade, de São Caetano, do Uruguai e de outros bairros e ainda por cima, conto com uma equipe que trabalha com amor pela Liga”, reflete Lopes.
Vale ressaltar ainda que os campeonatos de várzea influenciam na renda das comunidades e no Largo do Tanque não é diferente. Durante a semana Seu Elias faz “Bicos” em diversos pontos da cidade para sustentar os três filhos e a esposa. Durante os jogos na Liga, o desempregado vende água, cerveja e suco no Largo do Tanque: “Aqui eu consigo ganhar mais vendendo no domingo do que o dinheiro que faço durante a semana fazendo “Bicos”, disse.
Já Rafael Lopes, explica que os jogos dão a possibilidade de aumento de renda para todos, pois ninguém é impedido de trabalhar. “Nós conseguimos trazer a possibilidade do pai de família vender a pipoca, cachorro quente e outros produtos alimentícios. Aqui as mães de família vendem churrasco e água mineral. Com isso, movimentamos aqui a economia local dando oportunidade aos moradores do Largo do Tanque ter oportunidade de levar o seu pão de cada dia para dentro de casa”, encerra o presidente da Liga Luis Gama.
Foto: divulgação