Na próxima terça-feira, dia 14 de junho, auditores de Salvador e em todo o país estarão mobilizados em manifestações contra cortes de orçamento e não cumprimento de acordo.
Os Auditores-Fiscais da Receita Federal de Salvador e de toda a 5ª Região Fiscal (Bahia e Sergipe) estarão reunidos em um Ato Público em frente ao prédio da Receita Federal do Brasil, na Avenida Paralela, na próxima terça-feira, dia 14 de junho, às 9h da manhã. A manifestação faz parte de um movimento nacional da categoria marcado para este dia, quando os Auditores-Fiscais estarão mobilizados em Atos Públicos espalhados por todo o país.
Localmente, o movimento é capitaneado pela Delegacia de Salvador do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco).
Mobilizados desde dezembro do ano passado, a categoria denuncia o corte de 51,4% do orçamento da Receita para 2022, feito pelo Governo Federal, e que põe em risco o funcionamento do órgão a partir do segundo semestre. Além disso, reivindica o cumprimento de acordo sobre a regulamentação do programa de produtividade da Receita Federal do Brasil, que a categoria aguarda desde a edição da Lei 13.464, de 10 de julho de 2017.
Em Salvador, os Auditores-Fiscais mantêm, de forma ininterrupta durante todo o ano, a Operação Risco Zero no Porto e no Aeroporto, com mecanismos mais rígidos de conferência, o que vem causando atrasos significativos nos processos de liberação das mercadorias importadas e consequentes impactos no processo de arrecadação de impostos. Com a Operação Risco Zero, que denuncia o número insuficiente de auditores para a alta demanda, o tempo de despacho das cargas hoje já é cinco vezes maior do que o habitual.
Também como forma de pressionar o governo, 1.525 Auditores-Fiscais entregaram seus cargos de chefia à Receita Federal em todo o país.
Foto: Noel Tavares