Tribunal de Contas promove ação de prevenção ao diabetes

No Dia Nacional de Controle do Diabetes, celebrado na última sexta-feira (14.11), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) reforçou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença ao promover uma ação de aferição de glicemia que reuniu 102 servidores e colaboradores do TCE/BA e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA). Realizada pelo Serviço de Assistência Social (Seras), a iniciativa ocorreu no térreo do edifício-sede, onde uma mesa de atendimento foi especialmente montada para receber os participantes logo na chegada ao Tribunal.

Desde as primeiras horas da manhã, servidores e colaboradores que passavam pelo local se dirigiam ao ponto de atendimento para realizar a verificação da glicemia, conduzida por uma biomédica e uma técnica de enfermagem do Laboratório Labchecap. A ação integra o Programa Saúde e Bem-Estar no TCE e busca incentivar a adoção de hábitos preventivos diante de uma doença silenciosa que, sem acompanhamento adequado, pode causar complicações graves.

Prevenção como prioridade

O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Quando não controlado, pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, problemas renais, danos à visão e neuropatias. A psicóloga do Seras Jussara Fidélis destacou que a ação encerrou o ciclo anual de campanhas com uma atividade que, coincidentemente, ocorreu no próprio Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes. Ela explicou que o objetivo central da iniciativa é sensibilizar e estimular o autocuidado. “Nossa proposta é preventiva, então todas as ações aqui são para sensibilizar e provocar as pessoas para o autocuidado. E o Tribunal de Contas vem realizando isso com muita solicitude, muita disposição, e a equipe do Serviço Social, que vocês já conhecem o trabalho, também está à frente”.

Profissionais destacam importância da testagem

A aferição da glicemia no TCE foi realizada pela biomédica Edelzuita Santana e pela técnica de enfermagem Marcele Cardoso, do Labchecap. Segundo Edelzuita, ações como a promovida pelo Tribunal ajudam a alertar quem não realiza exames regularmente. Ela observou que muitos participantes se surpreendem ao identificar alterações na glicemia.

“É bom alertar a população sobre o controle da glicemia, porque tem muita gente que não faz exames, não se alimenta bem. E aí quando chega aqui para aferir a glicemia, se assusta, quando ela apresenta alteração. Então é sempre bom estar atento ao controle”, disse a biomédica.

Já a técnica de enfermagem reforçou o papel das campanhas na conscientização sobre o diabetes, doença muitas vezes silenciosa. Ao comentar a experiência, Marcele expressou que gosta “muito de trabalhar com pessoas e despertar a consciência para o cuidado. “Fico muito feliz em participar (das campanhas), porque a gente traz esse alerta à população. A diabetes, muitas vezes, é uma doença silenciosa, tem histórico genético, e as pessoas podem não ter noção. E com o teste da glicemia capilar, eles já conseguem analisar ali por baixo o que está acontecendo”.

Servidores reconhecem valor da iniciativa

Entre os servidores do TCE/BA que aferiram a glicemia, Elson Queiroz relatou que a rotina de autocuidado tem ganhado força em sua vida e que se sente motivado ao ver seus índices de glicemia dentro do ideal. Em seguida, declarou: “E hoje, depois de 51 anos, estou me cuidando mais ainda. Acabei de chegar de casa, já fiz a minha atividade física e, quando eu chego aqui, fico mais feliz ainda porque, depois de tomar café, está dando 80. Então, obrigado TCE e aos organizadores, porque cuidar de gente é fundamental”.

A colaboradora Geovana Nascimento ressaltou que iniciativas como esta funcionam como um alerta para a importância de monitorar o nível de açúcar no sangue, especialmente na correria do dia a dia. “E às vezes a gente não presta atenção no que a gente come. E olhar para o açúcar é olhar para saúde, de uma forma geral. Então eu achei a ação de suma importância e por isso fiz questão de participar”, reconheceu.

Para o executivo comercial do Labchecap, João Vitor Vitório, a parceria do TCE com o laboratório na realização de campanhas em prol da saúde é uma forma de trabalhar em benefício da sociedade. “É uma parceria que já tem mais de dez anos e a gente está sempre à disposição para apoiar os funcionários públicos que estão sempre agregando com a sociedade. Nós estamos aqui a todo instante para apoiar e agradecer toda a contribuição à sociedade” garantiu Vitório.

Ascom: TCEBA

Foto: divulgação/Ascom: TCE/BA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *