Nesta sexta-feira (01), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou do seminário “Água Potável de Qualidade para Comunidades Rurais” realizado na Universidade de Concepción (UDEC), na região de Bío-Bío, em Concepción, Chile. O evento contou com a presença do governo regional de Bío-Bío, governo municipal, universidade, empresas, comunidades e outras instituições. Durante o seminário, a Sema apresentou o Programa Água Doce Bahia (PAD-Bahia), abordando questões de governança, aspectos sociais e ambientais relacionados ao acesso à água potável.
Além da apresentação do programa, a equipe também visitou uma planta de dessalinização de água salobra, que fornece água potável para uma pequena comunidade com três agricultores. Essa água é utilizada para abastecer suas residências e irrigar vegetais, flores e morangos que são comercializados.
A coordenadora estadual do PAD, Luciana Santa Rita, esteve representando a pasta ambiental e informou que o governo regional quer implementar devido a questão de escassez hídrica do país. “Eles nos visitaram e agora viemos aqui para poder conhecer as autoridades, apresentamos o programa, eles ficaram bastante interessados com a metodologia na perspectiva de replicar em algumas regiões e províncias. Eles fizeram uma série de perguntas sobre metodologia, e acharam interessantíssimo a questão ambiental e social do programa”, explica a coordenadora.
A visita da Sema ao Chile e a apresentação do PAD-Bahia foram bem recebidas, evidenciando o potencial de colaboração entre os governos regionais e o interesse em replicar abordagens inovadoras para enfrentar a escassez hídrica e promover o acesso à água potável.
Ascom: Sema
Foto: divulgação/Sema