A vereadora Roberta Caires (PDT) defendeu que o nome de uma mulher seja cogitado para ocupar a presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS). A declaração singular aconteceu, na noite dessa quarta-feira (6), durante entrevista concedida ao radialista Noel Tavares, apresentador do programa Sociedade em Movimento, da Rádio Sociedade da Bahia.
A afirmação, entretanto, ocorreu após a confirmação de que o seu voto está garantido para apoiar a reeleição de Carlos Muniz (PSDB) à frente da CMS no próximo biênio. “Carlos Muniz é um grande presidente, um grande colega, de diálogo, nos permite um ambiente extremamente democrático de discussão, muito correto. Faz jus de estar onde está por sua habilidade na condução da Casa”, justificou.
Questionada pelo apresentador se colocaria seu nome para concorrer à presidência no biênio posterior, a vereadora não descartou a possibilidade, mas explicou que sua prioridade é mudar a cultura da associação imediata das figuras masculinas para a ocupação de postos de decisão, poder e até da posição de ídolos, excluindo a mulher de qualquer oportunidade.
“A Câmara Municipal de Salvador nunca teve uma presidente mulher. Eu acho importante que fique aí essa reflexão, para que a gente possa sonhar em ter, em todas as posições de poder, homens e mulheres crescendo juntos, e que isso seja um ambiente natural. Porque hoje vivemos sempre com esse formato pré-definido de que o presidente é homem”, declarou.
Roberta foi reeleita como a vereadora mais votada para assumir o mandato na próxima legislatura, de 2025 a 2028.
Ascom: Ver. Roberta Caires