Embasa investe em estação móvel de ultrafiltração para reforçar abastecimento no interior

A Embasa está dando um passo estratégico para aumentar a segurança operacional do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Irecê. Já está em fase final de instalação, na estação de tratamento de Itaguaçu da Bahia, uma unidade móvel de ultrafiltração, tecnologia de ponta que permitirá o incremento de até 180 metros cúbicos por hora no volume de água produzido. Hoje, o sistema do São Francisco produz cerca de 2.250 metros cúbicos de água tratada por hora.

A estrutura funciona dentro de um grande contêiner totalmente automatizado. Diferente dos métodos convencionais, a ultrafiltração utiliza membranas que atuam como barreiras físicas microscópicas.

Para viabilizar a implantação, a Embasa investiu aproximadamente R$ 10 milhões. A gerente regional da Embasa, Ana Carolina Dias, destaca o impacto direto desse investimento para a população. “A chegada desta estação móvel é um marco para a nossa região, pois vai representar um reforço importante na produção de água tratada”, afirmou Ana Carolina.

Ascom: Embasa

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *